21 de jan. de 2010

Os quatro estágios da competência

Os quatro estágios da competência é uma teoria desenvolvida por Noel Burch em 1970 e que fala como o aprendizado acontece e evolui até uma pessoa desenvolver o conhecimento e habilidade necessários relacionado a uma determinada competência em uma determinada área.

A teoria é bem simples, determinando 4 estágios da competência:

1º estágio) Incompetência inconsciente:

A pessoa não tem a habilidade e nem sabe que ela existe, não sente necessidade ou desejo de ter a habilidade.

Também conhecido como "eu não sei que eu não sei".

Por exemplo, deve existir uma tecnologia (linguagem, framework, hardware, etc) de que nem ouvimos falar e nem sabemos que existe, logo somos inconscientemente incompetentes nesta tecnologia.

2º estágio) Incompetência consciente:

A pessoa não tem a habilidade mas sabe que tem de aprendê-la, reconhecendo a deficiência.

Também conhecido como "eu sei que eu não sei".

Por exemplo, conheço a linguagem de programação Haskell mas nunca programei nela, é algo que eu gostaria de estudar quando tiver tempo. Em outras palavras, sei que Haskell existe, que é útil, então sou consciente da minha incompetência em Haskell, pelo menos até aprendê-la.


3º estágio) Competência consciente:

A pessoa tem a habilidade necessária, realizando de imediato ou localizando recursos para realizar, sendo necessário concentrar o esforço no tarefa.

Também conhecido como "eu sei que eu sei".

É quando as tarefas são feitas sem desespero, se tem o conhecimento fundamental necessário ou sabe-se onde obtê-lo. É onde me vejo nas linguagens Ruby, Python, ActionScript, entre outros, que embora eu programe razoavelmente bem por vezes tem um recurso que não conheço e tenho que consultar a documentação. Neste instante é possível obter todas as informações necessárias através da documentação da API, tutoriais, livros, colegas de trabalho, etc.

4º estágio) Competência inconsciente:

Também conhecido como "eu não sei que eu sei".

A pessoa tem o conhecimento e habilidade necessários para desenvolver as tarefas ao ponto de não ser necessário concentração excessiva ou acesso a documentos. Acontece naturalmente, como assoviar.

Penso ser este o estágio que chamamos de "dominar", estar "calejado". Apenas problemas muito exotéricos necessitam acesso a documentação e práticas incomuns, pois a maioria dos detalhes já são conhecidos ou deduzidos daquilo que já se sabe. Dado meu contato e o estudo para certificação, penso estar neste estágio na linguagem Java.


Ainda há o Possível 5º estágio: Competência consciente de competência inconsciente:

No 4° estágio as pessoas fazem as tarefas tão naturalmente que passam a ter dificuldade de explicar para outra pessoa. Então, o 5° estágio assume que a pessoa tenha a habilidade de reconhecer sua competência inconsciente e controlá-la o suficiente para pode desenvolver essas competências em outras pessoas. Este é o estágio necessário para quem é professor, tutor ou tem algum relacionamento comunicativo, de liderança, e tem de passar habilidades a outras pessoas. Já tentaram ensinar alguém a assoviar? Eu acho muito difícil.

Em que estágio tu estás e em quais competências? Não é uma boa reflexão?


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Four_stages_of_competence
http://en.wikipedia.org/wiki/Competence_(human_resources)

Nenhum comentário: